Como afinar o violão?



Saiba como afinar seu violão corretamente, sem usar o afinador



Como afinar o violão?

Mesmo havendo diversos tipos de afinadores eletrônicos, com ótima qualidade na afinação, um bom músico precisa saber como afinar seu próprio instrumento musical.

O primeiro passo é conhecer a nota representada por cada corda.
Com seu violão já em posição de toque, temos a seguinte ordem, olhando de cima para baixo:
1 – Mi ou E (corda mais grossa)
2- Lá ou A
3- Ré ou D
4- Sol ou G
5- Si ou B
6- Mi ou E (corda mais fina)


Repare que temos duas cordas Mi no violão. A corda mais grossa (conhecida popularmente como “Mizona”), e a mais fina (conhecida popularmente como "Mizinha").

Para começar é aconselhável que você escute um Mi grave de alguma outra fonte, já afinada. Para isso, você pode usar um outro violão, ou até mesmo o som de um Mi gravado em seu computador ou aparelho de som. Com a fonte afinada em mãos, basta seguir os seguintes passos:

1. Escute o Mi (da fonte citada acima) e simultaneamente vá tocando o Mi grave de seu violão.

2. Vá girando a tarraxa até que as duas notas soem iguais. Ao apertar a tarraxa a nota fica mais aguda, e ao afrouxar fica mais grave.

3. Após afinada a primeira corda, toque a Corda Mi grave na quinta casa e utilize este som como base para afinar a segunda corda.

4. Toque a corda Lá (A) e compare com o som do Mi na quinta casa. Ajuste a tarraxa até que o som das duas cordas seja igual. Quando isto acontecer, a corda Lá estará afinada.

5. Da mesma forma que fizemos para afinar a segunda corda, faremos para afinar a terceira. Toque o Ré (terceira corda) e compare-o com o som do Lá (segunda corda) na quinta casa. Essa corda deve ter o mesmo som da segunda corda tocada na quinta casa.

6.Para afinar o Sol (quarta corda) devemos ajustar a tarraxa até que seu som seja igual ao Lá na quinta casa, como fizemos acima.

7. Atenção nesta parte. Para afinar a corda Si faremos o mesmo que nas demais cordas, porém, devemos comparar seu som com o Sol na quarta casa. Este é o único momento onde utilizamos a quarta casa como base para afinação.

8. Para afinar o Mi agudo (Mizinho) devemos compará-lo com a corda Si na quinta casa, assim como fizemos nas primeiras cordas.

Pronto, agora seu violão já está afinado. É só tocar.

Dicas importantes:
- Nas primeiras vezes que fizer esse processo “seu ouvido ainda não estará muito treinado”, como os músicos costumam falar. Então, é interessante repassar a afinação com a ajuda de um afinador eletrônico e reparar em quais cordas você está precisando se aprimorar. Após algumas vezes de prática, verá que já será capaz de afinar seu violão sem a ajuda do afinador elétrico.

- Confira a afinação de violão toda vez que for utilizá-lo, mesmo que ele tenha ficado encostado e você não tenha tocado.

- Após terminar o processo de afinação, repasse todas as cordas, pode ser que durante o processo alguma corda não tenha ficado totalmente afinada e isso afeta na afinação das cordas abaixo dela.

- Geralmente as cordas mais finas possuem maior facilidade para desafinar. Redobre a atenção com elas.

- Cuidado na afinação e principalmente na troca das cordas mais finas, pois elas se quebram facilmente. Aperte apenas o necessário. Se a corda esta extremamente apertada e o som ainda esta longe do ideal, revise o processo das cordas acima, algo está errado.


Dúvidas, sugestões e críticas, entre em contato.